segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O PRIMEIRO MUNDO




O Primeiro Mundo, também chamado de grupo dos países desenvolvidos, é composto por países que possuam fortes economias e altos indicadores sociais, tais como qualidade de vida, por exemplo. Deve-se notar que o termo "Primeiro Mundo", segundo a Teoria dos Mundos, foi originalmente usada para descrever países com fortes economias.Parte da Europa e da América são fortes exemplos disso.Nem sempre os paises mais ricos são os mais desenvolvidos capitalistas, sendo o termo Segundo Mundo usado para descrever países comunistas em geral, embora o uso deste último termo tenha quase desaparecido após a queda do comunismo na ex-União Soviética e na Europa Oriental.

O COMUNISMO E SUA RELAÇÃO COM PAISES DO PRIMEIRO MUNDO
[Com a queda da União Soviética, e da integração dos antigos países do segundo mundo no Leste Europeu, o segundo o mundo deixou de existir. O mundo hoje é mais frequentemente dividido em países desenvolvidos, países em desenvolvimento e países subdesenvolvidos.

Como muitos países em desenvolvimento são industrializados, o Quarto Mundo foi o termo cunhado para se referir aos países que continuam a ser predominantemente agrícolas ou nômades e falta de infra-estrutura industrial. No entanto, tais termos podem criar confusão porque Quarto Mundo é utilizado pelos estudiosos para se referir a nações sem Estado (como as nações indígenas das Américas). Os países que eram considerados países em desenvolvimento, mas que agora possuem uma economia mais desenvolvida são agrupados sob a designação de países recentemente industrializados, enquanto que aqueles que não foram industrializados, tem um PIB menor e possuem um baixo índice de desenvolvimento humano são muitas vezes referidos como

CARACTERÍSTICAS DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS

• Dominação econômica;

• Apresentam estrutura industrial completa, produzem todos os tipos de bens;

• Agropecuária moderna e intensiva, emprego de máquinas e mão-de-obra especializada.

• Desenvolvimento científico e tecnológico elevado;

• Modernos e eficientes meios de transporte e comunicação;

• População urbana é maior que a população rural, são urbanizados. Exemplo: Inglaterra, EUA, Alemanha, etc.

• População Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundário e terciário. Exemplo: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha;

• Pequeno número de analfabetos;

• Elevado nível de vida da população;

• Boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico;

• Reduzido crescimento populacional;

• Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil;

• Elevada expectativa de vida.

As sociedades desses países são altamente consumistas isto é percebido sobretudo devido ao poder aquisitivo elevado da sociedade e a grande quantidade produtos com tecnologia avançada, que são lançados no mercado a cada ano. Se todas as nações do mundo passassem a consumir supérfluos com a mesma intensidade das nações desenvolvidas o mundo entraria em colapso, pois, não haveria matéria-prima suficiente para abastecer a todos os mercados.



A luta por melhores condições de vida da população é visível, principalmente no que diz respeito a uma melhor distribuição de renda, não existindo grandes disparidades entre uma classe social e outra. Para que isso fosse possível foi necessário a participação direta da sociedade, exigindo dos seus governantes uma postura voltada para os interesses da população.



Os governos passaram a cobrar mais impostos das classes sociais mais favorecidas em prol da sociedade. Os impostos cobrados são direcionados à construção de escolas, habitações, estradas, hospitais, programas de saúde, aposentadorias mais justas, etc., isto foi possível graças ao engajamento consciente de todos os cidadãos na formação do Estado Democrático.



A democracia existe de fato nas nações desenvolvidas, e consiste num Estado de direito que resulta de reivindicações permanentes por parte dos cidadãos. A democracia é um processo contínuo de invenção e reivindicações de novos direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário